Prévia: Audi Q5 2025 recebe grandes mudanças

A Audi não se afastou muito de sua fórmula vencedora com o redesenho do SUV compacto de luxo Q5 2025. Como seu antecessor, o modelo de terceira geração tem proporções organizadas, estilo agressivo e boa visibilidade. Quando for colocado à venda na primavera de 2025, o Q5 estará disponível com dois motores turboalimentados e tração integral padrão, enquanto um híbrido plug-in (PHEV) pode se juntar mais tarde.

A montadora alemã tem estado em uma onda eletrificada recentemente, revelando o sedã Audi A6 E-Tron e o SUV Q6 E-Tron. O Q5 se encaixa entre o Q4 E-Tron e o futuro Q6.

Assim como seu antecessor, o Audi Q5 2025 será construído em San José Chiapa, México. Mais informações sobre as versões do mercado dos EUA, incluindo preço e tempo de venda, estarão disponíveis posteriormente.

Aqui está o que sabemos até agora.

Com o que ele compete: Acura RDX, Alfa Romeo Stelvio, BMW X3, Buick Envision, Cadillac XT5, Genesis GV70, Infiniti QX50, Land Rover Range Rover Velar, Lexus NX, Lincoln Corsair, Maserati Grecale, Mercedes-Benz GLC, Porsche Macan, Volvo XC60
Motores: Motor de quatro cilindros turboalimentado de 2,0 litros e 268 cv ou motor V6 turboalimentado de 3,0 litros e 362 cv; Transmissão automática de dupla embreagem de 7 velocidades; tração nas quatro rodas
Preço: US$ 50.000 a US$ 78.000 (estimado)
À venda: meados/final de 2025

A opinião da CR

Este Q5 de terceira geração pode ser o último que não é híbrido ou totalmente elétrico, já que a Audi continua avançando em sua meta de tornar um terço de sua linha totalmente elétrica até 2025 e eliminar os modelos com motor de combustão interna até 2033.

Reprojetado pela última vez para o ano modelo de 2018, o Q5 de saída está entre os melhores SUVs compactos de luxo em nossas classificações, com uma forte pontuação de teste de estrada de 82. Mas o Pai Tempo vem chamando por todos nós, e recentemente a pontuação geral do Q5 caiu, principalmente devido à sua pontuação de satisfação do proprietário abaixo da média e uma classificação de confiabilidade prevista média.

Os pontos altos do modelo de 2024 incluem seus assentos confortáveis, cabine impressionantemente equipada, passeio tranquilo e interior silencioso. Além disso, sua economia geral de combustível de 24 mpg estava entre as melhores não híbridas da categoria. No entanto, em nossos testes, achamos o sistema de infoentretenimento e os controles frustrantes de usar.

Exterior

Você seria perdoado se pensasse que a Audi estava se precipitando e apenas “renovando” o Q5 2025 redesenhado. Mas, embora pareça muito com o Q5 anterior, o novo modelo está de fato em uma nova plataforma. E com as vendas crescendo em um ritmo saudável a cada ano, a Audi claramente não quer mexer com um modelo popular.

Do ângulo frontal de três quartos, o Q5 quase se parece com o Audi Q7 original — é o quão proeminentes são a grade, as saídas de ar dianteiras e os para-lamas. Enquanto o Q5 anterior tem um visual mais elegante e angular da grade hexagonal até o capô, o nariz do Audi Q5 2025 parece muito ereto. Entradas de ar altas e profundas flanqueiam a grade, ficando baixas abaixo dos faróis finos e estilizados. Embora os LEDs sejam usados ​​na frente e atrás nos Q5s do mercado dos EUA, as regulamentações federais de iluminação ainda impedem que os LEDs Matrix avançados e os recursos de assinatura de luz digital disponíveis na Europa sejam vendidos aqui.

De lado, há algumas mudanças perceptíveis. Os espelhos laterais foram movidos da parte superior do painel da porta para a junção do canto onde o pilar do para-brisa, a borda do capô tipo concha e a janela lateral se encontram. Além disso, a vieira profunda na parte inferior das portas é mais pronunciada, começando em um ponto mais baixo e subindo à medida que se estende em direção às rodas traseiras. Finalmente, há um leve efeito de “garrafa de Coca-Cola” ao longo da soleira da porta, com pequenos alargamentos na borda dianteira da porta dianteira e na borda traseira das portas traseiras.

Na parte traseira, as lanternas traseiras OLED ficam principalmente nos para-lamas traseiros do Audi Q5 2025 e são conectadas por meio de uma barra de luz que percorre a largura do SUV, logo acima da área da placa. A luz de freio central montada no alto (CHMSL) será projetada na janela traseira durante a frenagem, ajudando a alertar qualquer veículo que esteja atrás.

Enquanto o SQ5 de alto desempenho recebe um conjunto de tubos de escape redondos duplos em cada lado, o Q5 regular recebe um tubo de escape retangular em cada lado.

O Q5 virá de fábrica com rodas de 18 polegadas usando pneus para todas as estações, e pacotes de 19 e 20 polegadas serão opcionais. O SQ5 será equipado com rodas de 20 polegadas com pneus run-flat para todas as estações como equipamento padrão, e rodas de 21 polegadas com pneus para todas as estações ou de verão serão opcionais.

Audi Q5 e SQ5 2025
Os SUVs Audi SQ5 2025 (esquerda) e Audi Q5.
Foto: Audi

Interior

O interior do Q5 é incrivelmente semelhante ao do Audi A6 E-Tron e Q6 E-Tron recentemente revelados. Como esses dois modelos, o painel do Q5 é dominado por telas: o grande Audi virtual cockpit de 11,9 polegadas se curva e se mistura à tela sensível ao toque de infoentretenimento central de 14,5 polegadas.

Quando combinado com o display opcional de 10,9 polegadas para o passageiro dianteiro, o Q5 apresenta o que a Audi está chamando de “um palco digital” que efetivamente abrange toda a largura do painel. Esta tela secundária permite que o passageiro transmita conteúdo de vídeo e acesse a navegação. Ele tem uma função de privacidade que funciona digitalmente para evitar que a tela fique visível para o motorista e cause distração.

O sistema operacional Android Automotive OS permite atualizações sem fio do conteúdo do sistema de infoentretenimento, que pode ser modificado por meio da Audi Application Store. Isso faz parte do sistema de infoentretenimento e não requer um telefone e para fazer atualizações. O head-up display opcional pode ser configurado para exibir informações como velocidade, navegação e mídia.

Interior do Audi Q5 SQ5 2025

O Audi Q5 2025 apresenta uma tela sensível ao toque central de 14,5 polegadas e uma tela de 10,9 polegadas disponível para o passageiro dianteiro.

É importante destacar que o último sistema de infoentretenimento da Audi que testamos era bastante direto e fácil de usar. Esta nova versão parece ter um layout atualizado, e veremos se isso torna a experiência de dirigir mais fácil ou adiciona distrações desnecessárias.

O volante grande é achatado na parte superior e inferior e tem controles nivelados e sensíveis ao toque nos raios laterais do volante. Não gostamos dos controles sensíveis ao toque do volante em outros veículos, incluindo alguns modelos Mercedes-Benz, porque achamos muito fácil esbarrar neles acidentalmente.

Os controles centrais apresentam um seletor de marchas semelhante ao encontrado em outros Audis recentes, com um botão start/stop e controle de volume na frente. Dois porta-copos ficam no lado direito do console. Um apoio de braço central acolchoado cobre uma área de armazenamento entre os assentos — a Audi observa que é maior do que o modelo anterior. Os Audis recentes têm uma escassez de armazenamento conveniente na cabine, então esta é uma boa adição. A frente do console central tem duas conexões USB-C e espaço para um telefone celular que provavelmente terá uma base de carregamento sem fio refrigerada disponível.

O aquecimento e o resfriamento são feitos por meio de saídas de ar finas, que ficam no meio do painel nas extremidades esquerda e direita e abaixo do painel no centro. Felizmente, elas parecem ter ajustes manuais, ao contrário da prática frustrante que algumas montadoras empregaram de usar a tela sensível ao toque para ajustar o fluxo de ar.

Controles de porta do Audi Q5 2025

A porta do lado do motorista do Audi Q5 2025 contém controles para as janelas, memória do assento e iluminação externa, entre outros.

O motorista tem um painel montado à frente do apoio de braço da porta que controla funções como ajustes de espelho, iluminação e travamento da porta. Os controles de janela mais tradicionais ficam mais para trás.

Os ocupantes do banco traseiro poderão ajustar o ângulo do encosto para mais ou menos reclinação, e a almofada inferior pode ser movida para frente para aumentar o espaço de carga ou para trás para mais espaço para as pernas no banco traseiro. Os passageiros traseiros têm duas portas de carregamento USB-C que podem suportar carregamento de até 100 watts, o que permite que laptops sejam carregados.

Dobrar os encostos dos bancos traseiros expande a área de carga para até 52 pés cúbicos de espaço de armazenamento, de acordo com as medições da Audi. A capa de bagagem pode ser armazenada sob o piso da área de carga quando não estiver em uso.

Área de carga do Audi Q5 2025

O motor básico do Audi Q5 2025 é um quatro cilindros turboalimentado de 2,0 litros e 268 cv, acoplado a uma transmissão automática de dupla embreagem de sete velocidades. A versão SQ5 de alto desempenho usará um motor V6 turboalimentado de 362 cv, também acoplado à transmissão de sete velocidades. Todas as versões do Q5 virão novamente com tração nas quatro rodas.

Em nossos testes da geração anterior, o motor turbo de 248 cv retornou 24 mpg no geral. A Audi estima que o novo motor de 2,0 litros retornará entre 32 e 36 mpg combinados, enquanto o SQ5 obterá entre 27 e 29 mpg no geral. Todas essas são conversões de estimativas do ciclo de teste do mercado europeu. É claro que colocaremos o Q5 em nossos testes completos de economia de combustível quando comprarmos nosso próprio modelo em 2025.

Enquanto outros mercados ao redor do mundo recebem uma opção de trem de força híbrido leve de 48 volts que fornece um aumento de potência de 24 cv, esta versão não será oferecida na América do Norte. No entanto, não seria surpreendente ver uma versão de veículo elétrico híbrido plug-in (PHEV) introduzida no futuro.

2025 Audi Q5 SQ5 com direção traseira

As lanternas traseiras OLED no Audi Q5 e SQ5 2025 (mostrado) são conectadas por uma barra de luz.

Segurança Ativa e Assistência ao Motorista

Todas as versões do Q5 virão com um conjunto completo de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo frenagem automática de emergência (AEB) com detecção de pedestres, AEB que funciona em velocidade de rodovia, aviso de ponto cego, aviso de tráfego cruzado traseiro, controle de cruzeiro adaptativo, aviso de saída de faixa e monitoramento do motorista para distração e sonolência.

De acordo com a Audi, um novo recurso chamado assistente de direção adaptável plus usa os sistemas ADAS junto com dados de mapas de alta resolução e dados de outros veículos para “otimizar o reconhecimento de sinais de trânsito e auxiliar na aceleração, mantendo a velocidade e a distância, bem como a orientação da faixa”. Isso permitiria que o Q5 seguisse uma rota virtual em uma ampla faixa de velocidade e em engarrafamentos.

Traseira do Audi Q5 2025

O estilo do Audi Q5 2025 não difere radicalmente do modelo anterior.

Por 85 anos, lutamos para garantir que você obtenha um negócio justo e produtos seguros. Nossos cientistas, engenheiros, jornalistas e pesquisadores trabalham incansavelmente para levar a consumidores como você informações confiáveis, para que você tenha as respostas de que precisa.

Não apenas para que você possa comprar um eletrodoméstico ou um carro com confiança, mas também para que você saiba o que é seguro para você e sua família. Como uma organização sem fins lucrativos, contamos com o apoio de nossos membros para ajudar a elevar os padrões dos produtos e serviços que usamos todos os dias. Cada doação, não importa o tamanho, contribui para esse trabalho. Por favor, apoie a Consumer Reports hoje — até mesmo uma doação de apenas US$ 3 ajudará. Obrigado.

Leave a Comment